quarta-feira, 14 de março de 2007

De candeia apagada ...


Sendo eu muito comunicativa e expansiva e o meu companheiro reservado e pouco dado a convívios, é frequente as pessoas que nos conhecem, sobretudo os nossos amigos, em ar de brincadeira, questionarem-nos sobre qual de nós tomou a iniciativa. Invariavelmente, a resposta é sempre a mesma e dada por mim:

Sabem, foi numa noite muito escura, munida de uma candeia ... meti pés a caminho e nem queiram saber a trabalheira que foi ... andei toda a noite à procura até encontrar esta "ave rara" (referindo-me ao meu cara metade eheheheh)

Aqui para nós que ninguém nos ouve, tenho omitido um pequenito pormenor. A verdade verdadinha é que mal meti pés ao caminho, tropecei logo num vulto e com a atrapalhação própria duma jovem acabadinha de sair da adolescência, imaginem que não reparei que nem sequer tivera tempo de acender a candeia!!!

Daí até começarem a surgir os primeiros "defeitos de fabrico" foi um pulinho, mas como nas noites que se seguiram fazia uma ventania danada, o que impossibilitaria repetir a tarefa e certamente dificultaria manter acesa a candeia, e também porque sempre duvidei e ainda hoje duvido que exista um exemplar destes perfeito, prometi a mim mesma ignorar os defeitos e reter só as virtudes, dando-me por satisfeita.
Agora, 2 décadas passadas há muito, por um processo eventualmente inverso ao que ocorre com o vinho do Porto, vão-se refinando os defeitos, enquanto as borras, quer dizer as virtudes, teimam em mirrar e ficar coladas ao fundo do pipo.

Hoje interrogo-me se naquela noite em que fui tão apressadinha, não devia ter sido mais cuidadosa na procura ... devia pelo menos ter acendido a candeia !!!

Nota: Não é pra levarem a sério ... de tempos a tempos acordo assim, rabujenta. Mas logo, logo passa!!!


25 comentários:

Laura disse...

No fim..junta-te a mim, amor, como dizia o David Santos numa bela poesia que li, quando o conheci aqui na blogosfera..

Junta-te a mim, amiga
Trás a pascoalita também
E, juntas, cantaremos
Melhor que ninguém..

Desfolharemos as nossas flores
De tão belos e profundos amores
Mas que foram semeados
Num manto de escuridão..

Podem ser mudos os senhores
Podem ser loucos, de visão
Mas não deixam de ser os senhores
A quem demos o dedo, e a mão...

No fim junta-te a mim, querida adry, deixa que a pascoalita venha também, sentarme-ei entre as duas, e falarei também... É igual por todo o lado, eles só falam quando querem, dizem o que querem, mas..mas ..lá no fundo até são bons rapazes..ehhh e quanto á candeia, o meu diz que a perdeu quando me encontrou de noite...e a ventania não deixava acender...
Por isso digo, amiga....deixa lá, olhá prá mim, e vê como barafustando, gritando..ehhh na arranco os cabelos, isso não..cá vou ou antes vamos andando...ehhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh beijinho pa ti, e por isso eu levo as minhas amigas a passear e vamos ao Papa contar as mágoas, as quecas de umas e outras e as desgraças de todas,..ehhhhhhhhhhhhhhhhhhh..

Adrianna disse...

Olá, menina madrugadoura :)

Isto é um pouco como se passa com a cozeduta do pão, sabes? Com o tempo e o fermento leveda e os "defeitos" crescem que é um regalo!!!
Pena que enqto isso, o "resto" vá mirrando a olhos vistos eheheheheh

Mas tens razão, laura ... será que msm com um lampião bem aceso, teria encontrado melhor coisinha mais perfeita??? Claro que não!!!
1 beijo

Fallen Angel disse...

É para levar a sério... muito a sério. Sobretudo tu deves fazê-lo.

Urgem introspecções.

O que te levou a escrever isso? Quem lê leva-te a sério.. porque foi sentido o que escreveste..

Beijocas.

L.S. Alves disse...

Lembre-se: Começa ruim; depois piora.

Adrianna disse...

Fallen Angel

Tudo o que escrevo é sentido com maior ou menor intensidade.
Análises, introspecção faço-as mtas vezes.
Apenas uns "queixumes" com alguma ironia à mistura para não ficar demasiado lamexas eheh
1 beijinho

Adrianna disse...

L.S. Alves
Como se eu não soubesse!

A massa do "pão" atingiu há muito o "pico mais alto" da levedura ... daqui pra frente é sempre a descer eheheh

Pode, na melhor das hipóteses, arrebitar um pouco, mas é pura ilusão :d)
1 beijo

Laura disse...

O adrianna minha nina querida, desconfio que és tão nina quanto eu, adiante, as minhas queixas são exactamente iguais e conheço quem as tem tal e qual..não penses que da candeia não ter iluminado bem, na senhora, sabes que esta vida é assim..ninguém está em permanente felicidade, paixão..etc etc assim as ninas que não tinham ninguém nunca chegava a ter porta chaves lá em casa , na fechadura claro....
Eu tou cheia de fazer versos e cantoretas engraçadas à custa do silencio do meu, que diga-se em abono da verdade, é uma jóiinha de homem, mas calado caladinho caladão, e eu falada faladinha faladona..sem par ehhhhhhhhhhhhh, enfim, so de castigo vou falando menos ehhh mas ele nem assim..atão caio fora, vá que tenho carrinho, e pego nas amigas, fazemos daqueles jantares das disvorciadas..e rimo-nos, falamos mal deles, depenamos os gajos, e voltamos para casa com aquele ar de felicidade como o pepe me ensinou ehhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh,,sorrisinhos lindos, e quantas vezes, já na cama, me vem à lembrança das risotas que davamos à custa deles..e tento engolir o riso, na pior das hipóteses, posso sempre fazer de conta que estou a sonhar ehhhhhhhhhhhhhhhhh..
esta vida são dois dias moça..deixas o homem , arranjas outro, quem te garante que além de calado ainda não te vai chegar a roupa ao pelo? ehhhhhhhhhhhhhhhhhh
Assim, deixemos a coisa andar e quem sabe, ou ele muda, ou tu acomodas-te ehhhhhhh.Por acaso já casei duas vezes..por isso sei do que falo....e nunca tive nenhum deles a chegar-me a roupa perto ehhhhh, nem más palavras e se as disser, só se for a falar sózinho, que nunca lhas ouvi ehhhhhhhhhhhhhhh

Adrianna disse...

eheheheeheh
Fizeste-me rir com essa expressão ... "chegar a roupa ao pelo" :-)
Laura, a "filha da minha mãe" já mais se submeteria a isso!!!
Pode não parecer, mas sou de nariz empinado, decidida e refilona q.b. (só que ninguém me liga eheheh)

A propósito, soube ontem que uma moça conheciada foi hospitalizada de urgência, na sequência de 11 facadas que o marido lhe deu excactamente porque ela teve a ousadia de lhe falar em divórcio!
Xiça, felizmente lá em casa continuo a ser quem fala mais alto eheheh

africana disse...

"..No fim junta-te a mim, querida adry, deixa que a pascoalita venha também, sentarme-ei entre as duas, e falarei também..."

Ó tia Laury obrigada por me ter deixado fazer parte deste encontro com a Adrianna!"Sua Inguísta"!Ó Adry, convidas-me tu tá bem?Prometo que levo um pouco da bola que fiz ontem,e fazemos uma festança!E vais ver que até te esqueces da candeia depois de bebermos um pouco do verdinho que a "tia" tem lá do norte!Ouviste ó pequenitates!Faz favor de arranjar um mimo desses ai da tua zona, que eu dou o conduto.

Realmente..Adrianna, o teu texto escrito em tom de brincadeira deixa transparecer a opinião de muitas mulheres no que toca a encontrar a tampa para o tacho certo, mas pelo que li num comentario teu mais a frente,ainda bem que após uma introspecção te apercebeste que afinal o teu tacho não está assim tão amolgado..O meu primeiro tinha tantas amolgadelas que preferi arranjar outro,já vertia liquído por todo o lado!

Adrianna disse...

Africana,
Mas é óbvio que nunca passaria pla minha cabeça "troca" de tampa!

Ocorre-me mta vez que se tivesse procurado de candeia acesa o mais provável era ter-me encantado ou ofuscado pelo brilho do "alumínio" e o resultado ter sido bem pior eheheh
Apesar de tudo, neste tempo todo desde que tenho o "trem" ainda não encontrei outra "tampa" que melhor se encaixasse no "tacho"
Talvez me queixe por vício ou só para não estar calada eheheh

Laura disse...

Africana, entendeste tudo mal..
Primeiro, eu e a pascoalita queixamo-nos da mesma dor de lamparina que a adry, e que saiba, tu agora nem te podes queixar de nada eh tens cá um marmanjo dos bons que mais que não te faça é porque não pode..olha pa ela, por siso na te convidei, estava apenas a dizer que eu e a pascoalita somos do mesmo curso que a adry eh com maridos mudos que nem surdos..só ouvem o que querem de nós ehhhhhhhhhhhhhhh. e dizemos as duas a mesmissima coisa..estamos bem, e, recomendamo-nos..eu ao menos temnho boa vida, saio vou onde quero com as amigas, pois comoa pascoalita e a adry também falo alto e grito eh e quem anda em casa a dar as ordenanças é aqui a je, por isso, nem sequer procuro tampa nenhuma, tenho tampas quecheguem,e tachos em demasia ehhhhhhhhhhhhh.
Buenas tardes africana e agora pode sentar-se e contar do que quer ehhhhhhhhhhhhhhhhhhhh..
É verdade, eu conheci o antigo tacho da africana e tadinho, não é mau rapaz, nada disso, só que.............

Laura disse...

menina adry a minha casa estás às moscas porque a mosquitada veio toda pá qui..enxote-as pa lá e vá lá também, tomar um cházinho e falar de tachos...

Agora a verdade..o marido da tua amiga deu-lhe memso com a faca?? Porra, isso não se faz, nem a sério..tadinha dela, então falou em divórcio estando sózinha e sem defesa..Nem sempre os homens entendem... Coitada. Oxalá recupere, e ele também, porque se for de casos de policia nãos e vai ficar a rir, abominável....

Cusco disse...

O amor faz passar o tempo e o tempo faz passar o amor?
Não concordo.
Continuo tão apaixonado como quando casei,só que o Amor toma outras proporções..um gesto, uma palavra,um sorriso.. e continuamos eternamente apaixonados..
Para sempre, sempre..

SE DEUS QUISER

Laura disse...

Meninas segurem essa cara que diz que ainda tá apaixonado pela muié dele..ihhhhhhhh, eu não digo que não acredito eh mas assim..já se vê de século a século ehhhhh e tamém és caladinho demais como os nossos? atão tamém tou apaixonada pelo meu, mas ..ele fala tão pouco..tadinho dele..que poupado nas palavras nos gestos de amor, enfim..cada um é como é...

Adrianna disse...

Cusquinho

Eu só me lembrei de referir o vinho do Porto pq dizem que os homens são como o dito e ... eu não tou a ver nada, sabes? eheheh

Acredito no que dizes, conheço um ou outro caso de amor assim e é lindíssimo.
Eu tenho uma relação igual a milhentas ... instável, creio que posso dizer sólida ... tamos juntos até que a morte nos separe e pronto mas mentiria se me confessasse apaixonada.
:)

Perola Granito disse...

:) Esperemos que passe, se não acende uma vela !

Laura disse...

ó adry, não mentirias nada se dissesses que tavas apaixonada..nada disso, a gente tá, só que na sabe, na sabe proque eles nem perguntam, e se na perguntam é porque teem medo que a gente vá nos imbora..olhá qui, se eu pedisse o dissssvórcio, acredito que o cara me dava um ramo de rosas e faria tudo para facilitar ehhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh..mas falando verdade..o hábito tá instalado..é sempre uma bela companhia quando não nos apetece paleio..ehhhh tamém tenho uma amiga que diz..e queixas-te tu que o teu marido na fala..quem me dera que o m~e fosse assim..fala, fala, fala que nãos e cala e eu nem ouço metade do que ele diz ehhhhhhhhhhhhhh..feliz de ti que não ouves e nem sabes como é bom não ouvir ehhhhhhhhhh

Ahlka disse...

Se te serve de consolo, existe uma máxima que reza assim : «um homem, bonito, sensível e inteligente é pura miragem »....
Portanto, de pouco te serviria acender a candeia :)))

Laura disse...

Ehhh a Alka é inteligente ehhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh, ela lá sabe, e nós sabemos bem que é evrdade eh há uns e outros mas tudo junto?? só se for noutro mundo mais adiantado ehhhhhhh.
Já fui ao mail que o alves me indicou e acho que não poderia ser melhor do que o que li..estou maravilhada e mais dia menos dia boto livros por esse mundo fora..Oxalá seja assim...
Beijinhos..

Pascoalita disse...

Eu tb tentei espiolhar, mas não "pesquei" nadika :-)

Unknown disse...

Chiça! deixa-me sair de fininho que aqui estão a bater forte no homem...

:(

acho que vou mudar o nome do meu blog para 'miragem'

:)

Adrianna disse...

Nina Ahlka

Eu até abdicava da beleza física, pq isso por vezes só desencadeia chatices, desde que reunisse uma boa parte das outras qualidades do "rol" das nossas exigências eheh

Apesar dos defeitos todos que aponto, e só eu tenho autorização para lhos apontar, não há o menor risco de ser destronado ... como já tenho dito "ainda está para nascer o homem que me faça perder msm a cabeça" eheheh

Adrianna disse...

Não vás já embora, Jotabê ...
bebe mais um copo :-)

Ahlka disse...

Bonito no sentido lato, Adrianna ;)

Mas afinal o Jotabê diz que existem miragens. A prova disso é....Ele próprio! tázaver, devias ter ligado a candeia ;))

Laura disse...

Ehhh eu é que já te vejo mal de candeia acesa, o azeite acabou, muda da noite pó dia..
Miragens sim, vemos muitas no horizontre, mas..quando chegamos pertinho, xiça olha lá, olhá colá, xi, afinal o mê com isto tudo, é bem milhórrrrrrrrrrrrrr..
São todos melhores e são todos não prestam ehhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh e a minha bola é que é palpável e se come bem, nhac se estivessem pertinho juro que vos ia levar uma fatiazona mai\lum copo de binho berde, a espumar....