quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Dias cinzentos …



Há dias assim... cinzentos, que me tingem a alma de negro! Fico nostálgica, angustiada, melancólica, apática, infeliz. Nestes dias, mover cada músculo do corpo exige-me um esforço triplo. Sinto-me vestida de chumbo, quiçá acorrentada, as minhas pálpebras teimam em se manter semicerradas, o meu raciocínio acompanha o ritmo, lento, do corpo ou vice-versa, uma rolha invisível torna-me incapaz de pronunciar palavra, em perfeito contraste com o meu génio de incorrigível tagarela.

Dias assim, de quase total inércia, nem sempre coincidem com os dias cinzentos e chuvosos, outonais ou invernosos, embora quando reunidas estas condições, o efeito se agrave e seja mais prolongado.

Ocorrem, também, esporadicamente, em dias primaveris mesmo com céu bem azul, mas a natural luminosidade, neutraliza o efeito nefasto ou manifesta-se em brevíssimos, quase imperceptíveis momentos.

Costumo dizer de mim para mim: felizmente, esta morrinha dá-me forte, mas … passa-me depressa” .

Hoje foi um dia nebuloso ... quase cinzento :-)

10 comentários:

africana disse...

Desculpe..explique aí a gente que côr é essa do "quaze cinzento"..é que não a consigo decifrar, junto mais branco? menos preto? !Esta do quaze cinzento parece uma amiga minha amiga que ao pedir um café,diz "dá-me um cafezinho, normal, quaze cheio, por favor",e continua a explicar-se pois até eu tinha dúvidas do tamanho do dito café!"..Assim como o da minha amiga mas menos um bocadinho de nada"!Tendo em conta o tamanho da chávena...fica difícil para quem a serve entender se a satisfez ou não, não acham?!Assalta-me cada dúvida!!Nao leve a mal Adriana, era só uma tentativa de tornar o seu "quaze cinzento" uma côr mais nítida!

Laura disse...

Pois, a conselho da nina africana ao ler que estavas em dia cinzento..Isso passa moça linda, quem é tão linda nem devia ter dias cinzentos..Força pariga, sai da toca, ou do trabalho com mais tempo e anda pela rua, sente o frio na cara, e que bem que sabe se fores agasalhada no corpo..Vai até ao mar se puderes, eu nem o tenho à porta, mas como suspiro por ele.. Força nina querida, alegra-te que amanhã o teu sol de dentro já se vai alegrar de novo.. Beijinho pa ti..

Adrianna disse...

Bem ... daqueles dias cinzentos, msm cinzentos, sabe? tão cinzentos que até nos sentimos hibernados, mexem com a mioleira, tá a ver? tão cinzentos mas tão tão que até chateiam, sabe? então ...
só não digo "cale-se"!!! pq é falta de educação, apesar de estar na minha própria casa" :-)

Adrianna disse...

os últimos dias têm o tom cinza claro, como a cinza resultante de madeira seca e de queima rápida;
os outros, ligeiramente mais cinzentos, são comparáveis à côr de cinza que resulta da queima de dejectos, produtos podres, molhados, resinosos ...

eheheh mas ... agora reparo que estou aqui a dar esta explicação, qdo podia mto bem fazer o desenho.

Já conheci dias bem piores, mas a esse chamaria de "dias negros" ou "dias do diabo"

Bom fim de semana

Adrianna disse...

laura, fez muito bem em seguir a sugestão da sua amiga (amiga não é?) africana.
Sentia-me aqui um pouco sozinha e creio notar já uma nuvenzita menos escura.
Obrigada a ambas
bfs
1 beijinho

Laura disse...

Então deixe que eu hoje seja o sol que vai trazer alegria e as minhas amigas já afastaram as nuvens daí.. Não vê o sol a brilhar através delas ? elas o trouxeram ensacado para só libertar ai na sua casinha querida...
Sinta-se bem, saia de casa, peça a uma amiga para sairem juntas memso ao frio, ou arranje companhia se não a tem, ou então é como eu por vezes..podemos ter gente em casa que continuamos sózinhas..ahhhh isso acontece-me muito ahhh moça..deixe pra lá e sorria há vida que é tão linda....

Adrianna disse...

Sim, Laura :-)
O apoio incondicional dum Amigo é muito importante nestes dias e sempre, mas tenho o mau hábito de me sentir pesada e de me isolar nos dias mais negros.
Além disso, como só pessoas tão ou mais sensíveis como eu me oferecem confiança, é frequente esses amigos estarem tão ou mais necessitados de apoio, devido a inúmeras acções a que se dedicam, entende? Neste momento, as minhas melhores amigas estão a braços com problemas bem mais graves que os meus.
O meu maior defeito (há quem considere virtude) é viver mto intensamente. Devia envolver-me menos em tudo o que faço e vivo.
Um beijinho e obrigada pelo seu SOL que me aqueceu a alma :-)

Laura disse...

Ó adrianna querida..
A nina africana tem problemas muitissimo mais graves que os seus..acredite em mim..E ainda consegue filtrar cada cadinho do sol que apanha.. Sim somos amigas há coisa de 35 anos desde o 25 de abril, conhecemo-nos uns dias depois mais mês menos mês, depois fomos para África do sul e ali sim, conviviamos quase todas as semanas, o filho mais velho dela, nasceu dois dias antes de eu casar, por isso ficou de molho na maternidade e não foi, mas foi o amrido e os pais dele grandes amigos nossos.. A pascoalita outra grande amiga, colega da africana, mas essa de tanto ouvir falar em mim, meteu-se comigo no pc, mas como já a conhecia de ouvir falar tanto nela, apanhei-a logo..São duas amigas para tudo. são daí pertinho de si, eu estou longe em Braga, já fui para lá por duas vezes, sózinha ter com elas....de combopio e não me perdi (já deves saber que sou surda e apenas leio nos lábios e já tenho 55 só sou velha de anos de espirito não)somos boas e unidas amigas. se queres junta-te a nós quando te apetecer, estaremos aqui para te escutar..é bom ter quem pense em nós e nos d~e uma mãozinha de amizade nem que seja de longe...
o meu msn é laureavieira@hotmail.com
se quiseres entra, por vezes entro à noite, mas vou ligar agora e se estiveres por aí, aparece moça..desabafar faz muito bem a tudo...beijinhos e um abraço de ternura..da laura..

Laura disse...

Também gosto de viver a vida em pleno
de fazer as coisas o melhor que posso, e envolvo-me em tudo da melhor das vontades..Aqui as minhas amigas mais chegadas são poucas e aos fins de semana trabalham ou teem companhia ahhh eu tenho marido e 3 filhos e o meu shaka, sinto-me bem em casa e ando por aqui..já fui ter com uma amiga de manhã e daqui a nada ela manda mensagem para ir ter com ela (não tem carro e eu sim) e levo as ultimas poesias para lermos e nos rirmos....
Quero ir fazer companhia a crianaçs orfãs mas não há ,maneira de me decidir..e entretanto o tempo vai passando....

Adrianna disse...

Obrigada, Laura :-)
Tens uma alma mto nobre ... uma Joia rara, como alguém um dia te chamou.
obrigada ... 1 beijinho